por: Leonardo Moraes
Foto: Canva
O ChatGPT ficou fora do ar na Índia nesta quarta-feira, com usuários relatando problemas de login e atrasos nas respostas. A própria página de status da OpenAI confirmou um número elevado de erros em seus serviços.
Foto: Canva
A instabilidade foi generalizada, afetando pelo menos 23 serviços diferentes, incluindo a plataforma web, os aplicativos móveis, a geração de imagens com o DALL-E e a função de busca.
Foto: Canva
A empresa agiu rapidamente para identificar o problema, iniciando processos de monitoramento e mitigação para restaurar a normalidade dos serviços o mais rápido possível.
Foto: Canva
A OpenAI informou que, por volta das 10h (horário europeu), os problemas foram totalmente resolvidos e o chatbot já estava novamente operacional para todos os usuários indianos.
A queda de serviço aconteceu logo após um grande lançamento da empresa no país: o ChatGPT Go, um novo plano de assinatura de baixo custo, por cerca de US$ 4,60 (INR 399).
Foto: Canva
O novo plano Go foi criado especificamente para a Índia, em uma estratégia para atrair mais usuários para a versão paga, oferecendo limites maiores para o uso do GPT-5 e outras funcionalidades.
Foto: Canva
Em resumo, a instabilidade, embora resolvida, ocorreu em um momento estratégico, coincidindo com o lançamento de um plano acessível que visa expandir massivamente a base de assinantes do ChatGPT no mercado indiano.
Foto: Canva