por: Leonardo Moraes
Foto: Canva
A dúvida sobre o que dá para fazer com o Modo de Espera da Starlink é comum. Com uma velocidade de 500 Kbps, ele é uma rede de segurança lenta, mas surpreendentemente funcional, se você souber como usá-la.
Foto: Canva
O básico funciona bem. Enviar e receber e-mails e mensagens de texto via WhatsApp é perfeitamente viável. Enviar uma foto, no entanto, pode levar até 2 minutos, exigindo paciência.
Foto: Canva
Uma das grandes surpresas são as chamadas de voz via Wi-Fi ("Wi-Fi Calling"). Como consomem poucos dados, elas funcionam com clareza, permitindo que você faça e receba ligações mesmo em locais sem nenhum sinal de celular.
Foto: Canva
Videochamadas também são possíveis, mas com ressalvas. A qualidade do vídeo será baixa e pixelada, mas o áudio permanece estável. É o suficiente para uma reunião de emergência, mas não para uma apresentação.
Streaming de vídeo é o ponto mais fraco. A maioria dos serviços não funciona. YouTube e Netflix são exceções, mas rodam em resolução muito baixa (de 144p a 360p). Já músicas e podcasts funcionam bem em baixa qualidade.
Foto: Canva
A regra de ouro para uma boa experiência é usar um dispositivo de cada vez. Qualquer atividade em segundo plano, como atualizações automáticas ou sincronização de nuvem, irá paralisar a conexão.
Foto: Canva
Então, o que dá para fazer? O Modo de Espera é uma rede de segurança. Ele garante a comunicação essencial (mensagens, chamadas de voz) e a reativação do plano, mas não serve para o entretenimento e a navegação do dia a dia.
Foto: Canva